sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O Brasil precisa acertar as contas com seu passado.


O Brasil precisa acertar as contas com seu passado.

Marcus Pereira

Exemplo de república erguida com cotas e favorecimentos aos seus brancos escravocratas, o Brasil precisa acertar as contas com o seu passado.




“1837 - Primeira lei de educação:  aos negros não foi dado o direito de irem à escola.

Hoje ainda há barreiras sociais pelo percurso.

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários.

Ainda bem que nos sobram os morros, SENZALAS do séc. XXI.

1871 - Lei do Ventre Livre - Quem nascia livre? 

Consideravam-se livres todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir daquela data, porém essas crianças continuavam trabalhando porque eram proibidas de frequentarem escolas e áreas públicas. 

Os "donos" dos pais (escravos) podiam escolher entre duas formas de compensação: 

1 - Receber uma indenização do estado.

ou

2 - as crianças trabalhariam pra eles até os 21 anos.

Hoje, nos sinais de trânsito, encontramos os resquícios e as respostas, mas muitos SENHORES DE ENGENHO se quer conseguem enxergarem através dos vidros enegrecidos de seus automóveis.

1872 - apenas 0,08% dos negros que aqui viviam, escravizados ou não, eram alfabetizados. (1° Censo do Brasil, 1872).

A nossa elite ainda "acredita" que não fez mal aos mais de 2 milhões de homens, mulheres e crianças que arrancaram a força de suas nações.

1885 - Lei do Sexagenário - considerava livre quem alcançasse 60 anos. Nenhum negro alcançava essa idade. 

As novas regras da aposentadoria lembra bem essa lei.

1888 - Assinatura da Abolição - depois de 388 anos de escravidão. 

Não pensem que foi um gesto de bondade.

1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? 

Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje? 

1968 - Lei do Boi: primeira lei de cotas, não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime, e ainda, na maioria das ocorrências, se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban, o Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas, no entanto, não foi porque acordaram bonzinhos, não foi sem luta. 

Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento e mesmo assim, até hoje, essas políticas não são plenas.

2003 - Lei 10639 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". 

Que convenhamos, pouco se importam em cumprirem, o que querem mesmo é apagarem com mentiras.

2009 - implementação da Política de Saúde da População Negra, porém esta continua sendo  negligenciada e violentada (Quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) descaradamente e ainda existe todo um projeto de desmonte do SUS. 

Quem são os maiores prejudicados por esse descaso? O Índio, o negro, o idoso, ou seja as "minorias", a população de baixa renda, de um modo geral, que em tempos de eleição é assediada e bajulada por políticos sem escrúpulos (CANALHAS).

2010 - Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em nosso país ainda tem quem se nega a reconhecer o mal que fizeram e o racismo está cada dia mais exposto. 

2012 - Lei 12711 - Cotas nas universidades. Nasce a revolta da CASA-GRANDE sob um falso pretexto meritocrata como disfarce do medo de perderem seus serviçais mal remunerados. 

CANALHAS! CANALHAS! CANALHAS!

Se observarmos o topo da pirâmide dos empregos (os de melhores remunerações), seja na iniciativa PRIVADA ou em cargos PUBLICOS, veremos que no Brasil, desde a chegada de Cabral, a meritocracia é conversa pra "boi dormir".

Ainda vivemos em uma sociedade RACISTA e ESCRAVOCRATA essa linha do tempo só evidencia essa condição.

Nosso país traz o ranço da CASA-GRANDE, em que seus herdeiros continuam querendo ter sobre suas tutelas (domínio) os herdeiros da SENZALA.

É essa gente que agora comanda o país.

CANALHAS! CANALHAS! CANALHAS!