Quando
o silencio não protege!
(Denunciar é a melhor solução)
(Denunciar é a melhor solução)
Marcus Pereira
A violência contra a mulher só aumenta! Em documento lançado lançada em 08 de abril de 2016, mas que foi pouco divulgado, embora continua atual, podemos constatar que os números do período que vai de janeiro a outubro de 2017 (levantamento extra oficial do MP do Brasil) revela um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período do anto anterior (2016).
Incompreensível é as autoridades brasileira insistirem em contrariar as diretrizes da ONU e não divulgarem os dados oficiais sobre o feminicídio no país.
VIOLÊNCIA EM NÚMEROS NO BRASIL:
- Mais de 106.093 mulheres foram mortas entre 1980 e 2013;
- 4,8 mortes para cada 100 mil mulheres;
- De 2003 a 2013 houve um aumento de 54% no número de mortes de negras ou pardas passando de 1.864 para 2.875
- Os próprios familiares são responsáveis por 50.3%
- Parceiros/ ex parceiros contribuem com 33,2%;
Esses números foram divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e coloca o Brasil como a 5ª maior taxa de feminícído do Mundo.
Em contramão a essa violência, que só cresce e mais ainda entre as mulheres negras (de acordo com o Ministério da Saúde 74% dos casos de violência contra as mulheres são cometidos contra as negras ou pardas), existe um agravante: O silêncio das vítimas, que se sentem desprotegidas, em grande parte por não existirem delegacias especializadas na maiorias das cidades brasileiras e onde existem em grande parte são comandadas por homens.
O silêncio ocorre na maioria em que os casos de violência se dá entre parentes, (estupro, violência moral , violência contra os filhos) são nesses casos que as vítimas geralmente em nome de uma relação familiar costumam abafar a violência silenciando e quase sempre evitando as denúncias. Silenciar Jamais! Denuncie.
Dia 25 de novembro foi o dia Internacional de combate a violência contra a mulher. E nesse dia o silêncio (mais uma vez) foi a tônica, pois pouco ou quase nada foi falado ou escrito sobre essa violência, que continua matando mulheres pelo Brasil a fora. E essa violência pode não ter idade, mas na sua maioria tem cor.
A lei Maria da Penha que contribuiu para uma maior visibilidade desses crimes, mais em grande parte quando se trata de crimes contra mulheres ricas e brancas, precisa ser aplicada de forma mais eficaz para que a mesma seja fortalecida.
Está na hora de todos unidos, homens e mulheres, dizerem chega, viva a vida, basta de feminicídio!
PERCENTUAL DE MUNICÍPIOS COM DELEGACIAS DA MULHER POR ESTADO
VER TAMBÉM:
Imagens extraídas do google
PARA SEGUIR O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário