segunda-feira, 13 de novembro de 2017

POLÍTICA DO DNA


Votos de pais para filhos

(Política do DNA)
A velha política travestida de nova

Por Marcus Pereira

Não são poucos os exemplos que temos em nossa politica de atitudes vergonhosas e quando estas são herdadas de pai para filho se torna mais indignante. A hereditariedade em cargos eletivos é mais uma dessas práticas que inojam a política no Brasil, ou seja, é uma forma disfarçada dos políticos se perpetuarem no poder, colocando seus filhos, netos, irmãos para serem seus substitutos, quando estes postulam cargos acima dos atuais, ou mesmo quando estes estão impedidos de concorrerem ou se aposentam.




Exemplo vereador candidata-se a Deputado Estadual (coloca um parente para substitui-lo na eleição de Vereador), na próxima candidata-se a Federal (o que se elegeu vereador entra para a vaga de Estadual, colocando outro parente para disputar a sua vaga de Vereador) e assim segue, em todas as ocasiões colocando os seus para ocuparem a vaga deixada. Claro que existe a intenção de se criar um circulo (um clube familiar) fechado onde uns defenderão os interesses dos outros, como se estes cargos lhes pertencessem. Vem aí a filha de Cunha, alguém duvida que ela pode se eleger?



É uma forma lícita? Sim, com a conivência do eleitor e muitas vezes também da Justiça que  usa da mesma prática, não se enganem. Mas não podemos negar a imoralidade dessa prática. Em outros tempos poderíamos chamar de oligarquias (ainda é), certamente o que menos existe é vocação, vê-se claramente que a verdadeira pretensão é não abrir espaços para o novo, pois a mudança da forma de fazer política passaria por essa renovação. No Brasil em todos os estados encontramos esses herdeiros, com as mesmas atitudes daqueles de quem que herdaram o espaço e o modelo de fazer política.


Confira abaixo lista dos deputados federais e senadores eleitos que têm grau de parentesco com outros políticos leitos em 2014:

Acre

- Gladson Cameli (PP): eleito senador, é sobrinho do ex-governador do estado Orleir Cameli
- Jéssica Sales (PMDB): eleita pela primeira vez deputada federal, é filha do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales
- César Messias (PSB): eleito pela primeira vez deputado federal, é primo do ex-governador do Acre, Orleir Cameli
- Flaviano Melo (PMDB): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado estadual Raimundo Melo, e irmão do ex-deputado federal constituinte José de Melo.


Alagoas

- Arthur Lira (PP): reeleito deputado federal, é filho do atual senador e ex-deputado federal Benedito de Lira.
- Maurício Quintella Lessa (PR): reeleito deputado federal, é primo do ex-governador de Alagoas e atual deputado federal eleito, Ronaldo Lessa.
- Pedro Vilela (PSDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é neto do ex-senador e ex-vice governador do estado Teotônio Vilela e sobrinho do atual governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.
- João Henrique Caldas (SD): filho do deputado federal João Caldas.


Amazonas

- Atila Lins (PSD): reeleito deputado federal, é irmão do deputado estadual Belarmino Lins.
- Arthur Bisneto (PSDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto.


Amapá

- Cabuçu (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é primo do senador Gilvam Borges.


Bahia

- Lúcio Vieira Lima (PMDB): reeleito deputado federal, irmão do ex-ministro, ex-deputado federal e senador eleito pela Bahia, Geddel Vieira Lima.
- Mário Negromonte Jr. (PP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades no governo Dilma Rousseff, Mário Negromonte.
- Félix Mendonça Jr. (PDT): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal Felix de Almeida Mendonça.
- Cacá Leão (PP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do deputado federal e vice-governador eleito, João Leão.
- Jutahy Junior (PSDB): reeleito deputado federal, é filho do ex-vice-governador da Bahia Jutahy Borges Magalhães e neto do ex-governador do Estado, Juracy Magalhães.
- Paulo Magalhães (PSD): reeleito deputado federal, é sobrinho do ex-senador Antônio Carlos Magalhães.


Ceará

- Domingos Neto (Pros): reeleito deputado federal, é filho do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho, e primo do ex-vice-prefeito de Icó (CE), Fabrício Moreira.
- José Guimarães (PT): reeleito deputado federal, é irmão do ex-deputado federal e ex-presidente do PT José Genoíno.


Goiás

- Ronaldo Caiado (DEM): eleito senador, é neto do ex-senador Antônio Ramos Caiado e sobrinho do ex-senador Enival Caiado.
- Daniel Vilela (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-governador, ex-senador e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.
- Lucas Vergílio (SD): eleito pela primeira vez deputado federal, filho do deputado federal e atual candidato a vice-governador do estado, Armando Vergílio.
- Marcos Abrão Roriz (PPS): eleito pela primeira vez deputado federal, é sobrinho da senadora Lúcia Vânia.


Maranhão

- Roberto Rocha (PSB): eleito senador, é filho do ex-governador Luís Rocha.
- Sarney Filho (PV): reeleito deputado federal, é filho do senador e ex-presidente da República, José Sarney, e irmão da ex-senadora e atual governadora do estado, Roseana Sarney.
- Juscelino Filho (PRP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-prefeito do município de Vitorino Freire, Juscelino Rezende.
- João Marcelo (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-governador e atual senador, João Alberto.


Mato Grosso

- Carlos Bezerra (PMDB): reeleito deputado federal, é marido da ex-deputada federal Teté Bezerra;
- Fábio Garcia (PSB): eleito deputado federal, é neto do ex-prefeito de Cuiabá e ex-governador Garcia Neto.


Mato Grosso do Sul

- Simone Tebet (PMDB): eleita senadora, é filha do ex-presidente do Senado, Ramez Tebet. Ramez também foi governador de Mato Grosso do Sul.


Minas Gerais

- Brunny (PTC): eleita pela primeira vez deputada federal, é esposa do deputado estadual Hélio Gomes.
- Dâmina Pereira (PMN): eleita pela primeira vez deputada federal, é mulher do ex-prefeito de Lavras Carlos Alberto Pereira;
- Raquel Muniz (PSC): eleita pela primeira vez deputada federal, é mulher do prefeito de Montes Claros, Ruy Adriano Borges Muniz.
- Caio Narcio (PSDB): eleito pela primeira vez deputado estadual, é filho do ex-deputado federal Narcio Rodrigues;
- Paulo Abi-Ackel (PSDB): reeleito deputado federal, é filho do ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, Ibrahim Abi-Ackel.
- Bilac Pinto (PR): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado da UDN mineira Olavo Bilac Pinto, que também foi ministro do Supremo Tribunal Federal.
- Newton Cardoso Junior (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do deputado federal Newton Cardoso.
- Gabriel Guimarães (PT): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal Virgílio Guimarães (PT)
- Misael Varella (DEM): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do deputado federal Lael Varella.
- Marcelo Álvaro Antônio (PRP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-deputado federal Álvaro Antônio Teixeira.


Pará

- Elcione Barbalho (PMDB): reeleita deputada federal, é esposa do ex-senador, ex-deputado e ex-governador do estado, Jader Barbalho.
- José Priante (PMDB): reeleito deputado federal, é primo do ex-senador, ex-deputado e ex-governador do estado Jader Barbalho.
- Julia Marinho (PSC): eleita pela primeira vez deputada federal, é mulher do deputado federal Zequinha Marinho.


Paraíba

- Pedro Cunha Lima (PSDB): eleito deputado federal, é filho do senador Cássio Cunha Lima e neto do ex-vereador e prefeito de Campina Grande (PB), ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador do estado Ronaldo Cunha Lima;
- Veneziano (PMDB): eleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo e da deputada federal Nilda Gondim e irmão do ex-deputado federal e atual senador Vital do Rêgo.
- Hugo Motta (PMDB): reeleito deputado federal, é neto do ex-deputado federal Edvaldo Motta e da ex-deputada estadual e prefeita de Patos Francisca Motta (PMDB) e filho de Nabor Wanderley, ex-prefeito de Patos e candidato a deputado estadual.
- Efraim Filho (DEM): reeleito deputado federal, é filho do ex-senador Efraim Morais.
- Wilson Filho (PTB): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal e ex-senador, Wilson Santiago.


Paraná

- Zeca Dirceu (PT):  reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.  
- Sandro Alex (PPS): reeleito deputado federal, é irmão do ex-deputado estadual e atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.


Pernambuco

- Bruno Araújo (PSDB): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal Eduardo Araújo.
- Sebastião Oliveira (PR): eleito deputado federal, é primo do deputado federal Inocêncio Oliveira.
- Fernando Coelho Filho (PSB): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal e senador eleito Fernando Bezerra Coelho e sobrinho do ex-deputado federal Clementino Coelho.
- Betinho Gomes (PSDB): eleito deputado federal, é filho do prefeito de Jaboatão dos Guararapes.
- Kaio Maniçoba (PHS): eleito deputado federal, é filho da prefeita do município de Floresta (PE).


Piauí

- Rejane Dias (PT): eleita deputada federal, é mulher do senador e governo eleito, Wellington Dias.
- Rodrigo Martins (PSB): eleito deputado federal, é sobrinho do governador Wilson Martins.


Rio de Janeiro

- Clarissa Garotinho (PR): eleita pela primeira vez deputada federal, é filha do ex-governador e ex-deputado federal Anthony Garotinho.
- Leonardo Picciani (PMBD): reeleito deputado federal, é filho do deputado estadual Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
- Marco Antônio Cabral (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
- Felipe Bornier (PSD): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal e prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier.
- Cristiane Brasil (PTB): reeleita deputada federal, é filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, delator do mensalão do PT.
- Aureo (SD): reeleito deputado federal, é primo do deputado estadual Jorge Moreira Theodoro.
- Rodrigo Maia (DEM): reeleito deputado federal, é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia.
- Soraya Santos (PMDB): eleita pela primeira vez deputada federal, é mulher do deputado federal Alexandre Santos;
- Marcelo Matos (PDT): reeleito deputado federal, é irmão do prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos.


Rio Grande do Norte

- Walter Alves (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do senador licenciado e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves;
- Felipe Maia (DEM): reeleito deputado federal, é filho do senador José Agripino Maia;
Rafael Motta (Pros): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta;
- Fábio Faria (PSD): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado estadual e atual vice-governador do estado, Robinson Faria;
- Zenaide Maia (PP): eleita pela primeira vez deputada federal, é irmã do deputado federal João Maia e mulher do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Francisco Cláudio Pinto Pinho;
- Betinho Segundo (PP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do deputado federal Betinho Rosado.


Rio Grande do Sul

- Luiz Carlos Busato (PTB): reeleito deputado federal, é filho do ex-prefeito de Canoas Luiz Jeronymo Busato.
- Nelson Marchezan Júnior (PSDB): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Nelson Marchezan.
- Márcio Biolchi (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-deputado estadual Osvaldo Biolchi.
- Covatti Filho (PP): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-deputado federal Vilson Covatti e filho da deputada estadual reeleita Silvana.


Rondônia

- Marinha Raupp (PMDB): reeleita deputada federal, é mulher do senador Valdir Raupp.


Santa Catarina

- Cesar Souza Jr. (PSD): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-deputado federal Cesar Souza.
- Celso Maldaner (PMDB): reeleito deputado federal, é irmão do senador Casildo Maldaner.


São Paulo

- Bruno Covas (PSDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-governador Mário Covas;
- Baleia Rossi (PMDB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi.
- Bruna Furlan (PSDB): reeleita deputada federal, é filha do ex-prefeito de Barueri e ex-deputado federal Rubens Furlan;
- Carlos Zarattini (PT): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho.
- Ricardo Izar (PSD): reeleito deputado federal, é filho do ex-deputado federal falecido, Ricardo Izar (PTB).
- Nilto Tatto (PT): eleito pela primeira vez deputado federal, é irmão do ex-deputado federal, Jilmar Tatto.


Sergipe

- Valadares Filho (PSB): reeleito deputado federal, é filho do senador Antônio Carlos Valadares.
- Fábio Mitidieri (PSD): eleito pela primeira vez deputado federal, é irmão do deputado estadual Luiz Antônio Mitidieri.


Tocantins

- Professora Dorinha (DEM): reeleita deputada federal, é esposa do ex-vereador de Palmas, Fernando Rezende.
- Dulce Miranda (PMDB): eleita pela primeira vez deputada federal, é esposa do governador eleito Marcelo Miranda.
- Vicentinho Junior (PSB): eleito pela primeira vez deputado federal, é filho do senador Vicentinho Alves.

- Irajá Abreu (PSD): reeleito deputado federal, é filho da senadora Kátia Abreu (PMDB).

Essa lista traz apenas os eleitos a nível federal, daí imaginemos nas outras instâncias (Municipal e Estadual).


Por quanto tempo o povo brasileiro vai ser cúmplice desses políticos? Será que chegará o dia em que nós eleitores vamos rechaçar essa prática? Espero que um dia isso aconteça, pois mais do que nunca se faz necessário repensarmos a forma de escolher nossos representantes, para isso precisamos olhar o comportamento dos filhos, dos netos (parentes em geral) das velhas raposas do nosso cenário político.

Abaixo coloco alguns links de matérias que pesquisei e que me deixaram indignado com a quantidade e a qualidade desses herdeiros, em grande parte dos políticos que tanto mau fizeram  e ainda fazem a nossa nação. Salve-se raríssimas exceções (raríssimas mesmos).


Nas câmaras municipais, 

poder passa de pai para 

filho.



Herança de pai para filho 

na política garante famílias 

npoder por gerações.




Em política, a perversão

 passa de pai para filho.


De pai para filho: família

 que está há 196 anos no

Congresso prepara dois 

sucessores.



De pai para filho, as

 “capitanias hereditárias”

 do Congresso


Nenhum comentário:

Postar um comentário