Desigualdades
x Pobreza
Por Marcus Pereira
Hoje andando pelas ruas do Recife constatei o que venho ouvindo e lendo nos últimos dias, o aumento da extrema pobreza no Brasil, reconhecer a pobreza e encontrá-la não é uma tarefa muito difÍcil, basta virarmos os olhos um pouquinho para o lado onde andamos e veremos. No centro de qualquer grande cidade brasileira, sem muitos esforços perceberemos que a pobreza (miséria) está presente no nosso dia-a-dia.
Pobreza essa, não podemos negar, fruto da imensa desigualdade (câncer do capitalismo). Seria só essa a vertente causadora desse mal? Provavelmente não, mas certamente tem uma grande parcela de contribuição na formação no quadro que se forma em cada esquina, em cada favela que nasce pela periferia e que identificamos a cada novo amanhecer.
Porém tão absurdo e repugnante quanto a pobreza emergente, são os que fingem não enxergar que além dos portões de suas mansões existem vidas se degradando, existem famílias voltando a cozinhar a lenha (1,2 milhões), enquanto aqueles (que tomaram o poder de assalto) se acomodam e pouco se importam, mesmo sabendo que são participes do problema.
É dai o crescente aumento da criminalidade, inversões de valores e animalização de pessoas pelo mundo. Éticas? Pra que? Os grandes culpados poucos se importam, pois quem vai se ferrar mesmo são os outros.
No fundo todos nós sabemos de onde vem e quem é o culpado pelo crescimento da pobreza: Sim, a corrupção que atende aos interesses de poucos endinheirados inescrupulosos que servem-se do estado juntamente com políticos e servidores anti éticos enquanto o estado não oferece de forma digna o mínimo para quem esta na base da pirâmide. Onde estão as oportunidades de conquistar espaço com dignidade? Sabemos onde isso vai parar!
Falar de desigualdades, é falar dos extremismos, é falar da exploração humana, das distorções de um sistema que leva 8 pessoas serem tão ricas quanto a metade da humanidade, isso é o que faz com que grande parte da população mundial viva em estado de pobreza. Não precisamos fazer um espantalho disso. Não precisa quem ganha 10 mil ter que dividir salário com quem ganha salário mínimo! Sempre existirá diferenças, isso é óbvio! Só não precisamos aceitar passivamente que o mundo continue desse jeito, só não é necessário que sejamos capachos ao ponto de continuarmos aceitando o jogo como está sendo jogado sem ao menos nos indignarmos.
Precisamos que os que ainda detém o poder perceba que tem muita coisa errada, é preciso que entendamos que igualdade é utopia mas que a desigualdade precisa diminuir.
Precisamos entender que o problema não são os ricos e sim a forma como muitos enriqueceram, precisamos nos importar com a falta de escrúpulos, com a violação das leis trabalhistas, a violação de direitos básico para uma vida digna, isso é o que fez e ainda faz com que o abismo entre a desigualdade e pobreza só aumente.
Quando os acessos a uma educação de qualidade, saúde, desenvolvimento tecnológico, não forem condicionadas ao fato de se ter dinheiro, certamente o mundo passará a ter esperança da diminuição da desigualdade.
Podemos fazer um parametro com a a riqueza produzida pelo Brasil, que o coloca entre as dez maiores economias do planeta, ora, se essa riqueza não é suficiente para gerar empregos para todos, diminuir as desigualdades e a pobreza de forma significativa é porque algo esta errado. Lembrando que 6 brasileiros detém uma riqueza equivalente ao que tem os 100 milhões mais pobres.
A busca de soluções ao problema desigualdade x pobreza passaria pela discussão da distribuição de renda?
A discussão, sobre desigualdade x pobreza, na verdade não passa pelo simples fato de se ter mais dinheiro, mas ter igual acesso a saúde, educação, justiça, etc. O acumulo de riquezas inevitavelmente sempre ira gerar desigualdade, o que não podemos é aceitar a DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES.
Dessa forma, percebo que a pobreza, em evidência no Brasil , é só a ponta do iceberg, e que o olhar vazio para o futuro piora em muito a situação. Precisamos parar de fingir que nada acontece, precisamos gritar BASTA!!!
Basta de esmolas! Basta de educação sem qualidade! Basta de saúde sem compromisso! Basta de injustiça solcial! Chega de venda nos olhos!!!
"... A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade..."
A gente quer sorrir. Definitivamente!!!
Imagens do google
PARA SEGUIR O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário