terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A NATUREZA E O MUNDO CONSUMISTA

A NATUREZA E O MUNDO CONSUMISTA

Marcus Pereira

A exploração do homem pelo homem é a principal característica e que marca de forma contundente o mundo globalizado e capitalista. A falta de respeito ao ser humano e o pragmatismo da busca pelo lucro nas nações desenvolvidas levou o mundo a um consumo descontrolado dos nossos recursos naturais, muito além da capacidade de recuperação do planeta.




O uso desses recursos obriga o mundo a conviver em um cenário desesperançoso, muitas vezes catastrófico, basta observarmos os diversos problemas ambientais que a humanidade tem enfrentado. Hoje o mundo sente a necessidade e a obrigação de reduzir o impacto do consumo pelo consumo, ação que deve ser feita com o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, apoiado com a implementação e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.



Além de tudo, tão grave quanto, ainda existe as altas taxas de desperdício de alimentos, sobretudo em países desenvolvidos como os Estados Unidos, apontado como o maior produtor de lixo por sobra de alimentos do mundo.




A falta de consciência ambiental que ainda vemos hoje (menos que no século XX), praticada por boa parte da sociedade, contribui de forma considerável com a agressividade aos recursos naturais bem como propaga a idéia de que o consumo pode ser infinito, desincentivando assim o combate ou mesmo a erradicação de atitudes contra os exageros, ou seja, é necessário também que haja uma ação concatenada dos países contra esse desperdício, é urgente a busca por formas mais racionais e eficazes de conter o uso exagerado dos recurso naturais e o desperdício de alimentos no mundo.

Para alguns estudiosos se esses impactos não forem minimizados , as futuras gerações sofrerão as consequências do desequilíbrio da natureza - isso acontece quando algum elemento (animal ou vegetal), é reduzido em sua quantidade, aumentado ou diminuído - Tais mudanças podem produzirem reações em cadeia que repercutirão diretamente nas "interações biológicas" dos ecossistemas.



O homem, tem em suas mãos o poder de frear essas previsões, para isso, bastaria ao invés de pensar só no consumo desenfreado e exploração dos recursos naturais, buscar uma forma eficiente e comprometida em reduzir de forma drástica as altas taxas de desperdícios vista nos dias de hoje.




Assim sendo todos sairão ganhando e a falta dos recursos naturais certamente não será um problema para as futuras gerações.

Imagens do google

PARA SEGUIR O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário